Era de Aquário, ou porque estamos um pouco mais humanos.

Este podia ser um post sobre recomeços, como este. Inícios de ano abrem caminho a resoluções, das quais muitas não passam da primeira semana de Janeiro. Se as tuas ainda se mantém vivas enquanto lês estas palavras, parabéns, és uma das não desistentes. E a era de Aquário explica isso. Intrigada?

Este Outono/Inverno tem sido para mim, como já o ano passado foi, de recolhimento e descoberta interior, de viver sentimentos novos na pele, mas também de observação do que está à nossa volta.

E vejo uma época dicotómica, esta. Em que ao mesmo tempo que estamos mais isolados nos nossos écrans e individualismo, há uma onda paralela de gente que se dá mais, que procura viver mais a comunidade, com preocupações e intervenções ao nível social, ambiental e humano. Nunca como hoje se viram tantas pessoas interessadas em mudar o mundo com as suas pequenas (enormes) acções.

Por isso se diz que estamos num periodo de mudança. De transição.

Apesar de haver discussões entre astrónomos e astrólogos sobre este assunto, para muitos a Era de Aquário já começou. Veja-se por exemplo a a comunicação acelerada de hoje em dia e os olhos postos no futuro com a tecnologia. São sinais claros de uma era de expansão.

Astrologia?! Calma, continuem a ler…

Não pensem que sou especialista em temas astrológicos. Nada disso. Interessa-me um conhecimento multidimensional, e se noutros tempos estas abordagens eram vistas como demasiado esótericas, a verdade é que hoje o mundo está mais aberto a várias formas de interpretar o passado, o presente e o futuro.

Está-se portanto numa transição entre Peixes e Aquário, acreditando-se que virão tempos de uma era mais humanista e evoluída. Conheço cada vez mais pessoas, famílias e comunidades preocupadas em ter impacto social positivo, em lutar por melhorar o ambiente, por ter vidas mais ricas com o que não é palpável mas enche o coração.

Tendências como o coaching, a busca de propósito, a vida sustentável, tudo isso são sinais claros desta era que está a chegar. É certo que o mundo ainda nos mostra muita coisa oposta a isto. Ver noticiários deixa-nos isso bem claro.

Mas para cada notícia devastadora há algumas micronotícias nas nossas cidades, nos nosso bairros, de alguém que ajuda o próximo, de alguém que desacelerou, de alguém que luta para deixar uma sociedade e um planeta melhor. Para si, para os seus filhos. Para os filhos dos outros.

Vamos todos ser um pouco mais “Aquários”? Fica o desafio.

Foto: Tadeusz Lakota, Unsplash

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *