vida simples

10 dicas para uma vida simples, leve e feliz.

Um tema recorrente por aqui é a busca da simplificação. Regressar a uma vida mais calma, menos atulhada de coisas, pessoas e tarefas. Uma vida simples mas recheada do que importa.

Há pequenas dicas e técnicas experimentadas já por muitas, que ajudam a desconstruir essa montanha de responsabilidades e to do’s que não deixam espaço e ânimo para simplesmente viver uma vida simples.

  • procurar momentos de felicidade 100% grátis: um solinho numa esplanada, um passeio no verde ou na areia da praia. Não é cliché: há mesmo coisas que não têm preço!
  • fazer destralha na cozinha, no homeoffice, nos armários: tirar o duplicado, o estragado, o não usado, o que não serve… Doar, vender, e deitar fora o que não pode seguir um dos 2 caminhos anteriores. Renova a energia e deixa-a fluir!
  • saber fazer compras: numa óptica de consumo mais consciente e portanto mais contido, comprar a granel o máximo possivel, olhar ao preço por Kg ou por dose, comprar apenas o necessário.
  • planear refeições, para trazer variedade, nutrição e compras ajustadas. Assim come-se sempre mais fresco e não se desperdiça.
  • experimentar truques caseiros antigos, em que as palavras vinagre e bicabornato de sódio são rainhas… e não é só na limpeza. Eu por exemplo faço esfoliação de pele com óleo de coco e bicabornato.
  • voltar a ter uma agenda em papel: algo em que insisto muito – de notas, pensamentos, eventos e também de contactos (ajuda muito quando a tecnologia “dá o berro”. E sejamos francas, quem sabe o número de telemóvel ou o número fixo moderno daquele amigo ou familiar?)
E também há coisas menos tangíveis que têm muito valor neste caminho:
  • minimizar o excesso electrónico: UNSUBSCRIBE, esse botão mágico, a tudo o que não inspira! E limpeza de ficheiros no computador, como já falamos por aqui.
  • organizar as finanças pessoais dá uma sensação poderosa de controle e acção: rever os vários pacotes de serviços em casa, os seguros, etc. Ver os gastos médios por mês, e as categorias onde algumas alterações podem fazer poupar!
  • orientar a semana ao Domingo: pensar nas grandes tarefas e prioridades para a semana que vai começar! Ver o que temos/queremos fazer e jogar o tetris do encaixe, mas com espaço para respirar!
  • e ainda…fazer detox digital um dia da semana. A vida simples agradece ter muito menos notificações! E se ainda não conseguires, pelo menos quando estiveres com um amigo numa boa conversa, deixa o telefone lá no fundo da mala…. Antigamente também não estavamos contactáveis a cada nano-fraccio-segundo, pois não? 😉

E por aí, que outras coisas podem acrescentar a esta lista?

1 comentário em “10 dicas para uma vida simples, leve e feliz.

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *