Quando tens o frasco a transbordar, ainda consegues pôr algo mais?

Uma das mais conhecidas parábolas sobre gestão de tempo e de prioridades é a do frasco vazio em que um mestre coloca pedras grandes e pergunta se caberá algo mais.
Toda a gente que assistia disse que não, e ele coloca então pedrinhas mais pequenas que deslizam pelos espaços existentes.
– E agora?
– Já não deve caber mais nada. – respondem.
– De certeza?
E ele coloca areia fininha que se funde pelos pequenos intervalos.
– Agora sim estará cheio, não acham?
– Sim, impossível colocar o que quer que seja.
E o mestre pega num copo de água que despeja para dentro do frasco.

Esta reflexão mostra que o ponto chave é saber organizar as tarefas, e seguir o caminho do FIRST THINGS FIRST, ou cá na nossa língua, faz primeiro as primeiras coisas. Parece uma verdade de La Palice, mas tem muito que se lhe diga, pois se todos fizéssemos primeiro as primeiras coisas não haveria mercado para tantos cursos e livros sobre como gerir o tempo. O grande busílis é definir muito bem e entender quais são essas “primeiras coisas”.

Designed by Freepik

Ultimamente tenho vindo a sentir que depois da água ainda precisava poder colocar algo mais.
E não é por falta de leitura sobre o tema.
O que se passa, receio, é que inconscientemente às vezes vamos fazendo não o que PRECISA ser feito, mas o que nos dá MAIS PRAZER fazer. É humano isso. E depois há pedras das grandes que… ups, já não encaixam.

Queremos comer o mundo, recomeçar, levar para a frente projectos, ideias, ter uma vida rica, com sentido e cheia de aventura e felicidade. Mas o dia tem 24 horas. Iguais para todos. E no meio disto, vá, comer e dormir qualquer coisa não está mal de todo. 😏

E depois, raismeparta 😁, há algo na tua curiosidade insaciável que continua sempre a ver algo interessante e dás por ti a dizer outra vez: Quero ir! Quero ler! Quero ver! Quero fazer!

Por isso, por aqui vai ser preciso olhar para tudo o que está em cima da mesa e organizar. Uma coisa que ajuda é ver a importância estratégica de determinada acção. Como isso te vai ajudar em algo maior. Pode esperar? Há outras coisas que na engrenagem são mais importantes? Ou é fundamental que trates já daquele assunto?

Bom.

Vou então para dentro dar uma olhadela e depois logo vos conto.

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *