O caminho dos 3 Rs – reduzir, reutilizar, reciclar

São frequentes as destralhas de material cá por casa, como expliquei aqui, e tento minimizar o que entra e ver se posso dar um outro uso a alguma coisa que já tem um grande V de “vai e não voltes…”.

O meu objectivo prende-se com 2 coisas:

Reduzir os plásticos: fico louca quando olho para o caixote do lixo e está o frasco do detergente da loiça + a embalagem do arroz que acabou + o balde do iogurte grego… um sacalhão de material que me deixa sempre a pensar na quantidade de lixo que cada um de nós gera. Demasiado.

Aliás, como compro a fruta e legumes quase sempre numa frutaria de rua, já não ponho nada em sacos: vai tudo no meu saco grande, na caixa sai para pesar, e volta a ir para o meu saco. Porque senão é um saquinho para 2 cenouras + um saquinho para 3 cebolas + um saquinho  para 4 maçãs… e levamos uns 12 sacos de plástico que depois vão, já se sabe, né? Para o lixo. Podemos fazer diferente.

Reutilizar: aqui tenho tentado dar novo uso frascos de vidro, embalagens ou coisas que se “escangalham”:

  • As especiarias e sementes ficaram verdinhas de esperança com uns frascos antigos dos Compal essencial:

  • Tenho muitos frascos de vidro bonitos que uso para as minhas papas de aveia frias ou compotas de inverno ou para guardar as sementes, cereais, etc…
  • Destes maiores, tenho alguns e vou remodelar a bancada com os mais bonitos:
  • Precisava um novo cesto para as molas:
  • De uma garrafa de refrigerante, saiu há uns tempos uma jarra rústica:
  • Uma moldura sem pé dá um belo estendal de brincos:
  • Um frasco sem tampa com umas rendinhas traz um ar fofinho a um canto do escritório:

São pequenos exemplos, mas muita coisa tem reutilização, e hoje em dia há tantas ideias inspiradoras pelas internetes! 😊
E aí, que outras ideias de reutilização ou de combate ao desperdício e ao lixo andam a experimentar?

2 comentários em “O caminho dos 3 Rs – reduzir, reutilizar, reciclar

  1. Penso da mesma forma e também tento encontrar sempre nova vida para certas coisas que de outra forma não seriam mais que lixo. O único senão é que ao guardar tanta coisa para reciclar, por vezes acabo por deixar a casa cheia de tralha, quando o meu objetivo é precisamente o oposto.

  2. olá Magda, tens razão, aí temos de ser selectivas no que fica para reusar. Mas as revisões frequentes ajudam, sem que tambem nos passemos para o extremo oposto, em que estamos constantemente a rever a tralha. 🙂

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *