Pessoas & Projectos – Filipa Ferreira da Quinta da Herdeira

Há muito tempo que eu procurava a rotina de comprar produtos biológicos ao pé de casa. E no final do Verão passado, foi possível introduzir esse hábito. Descobri a Quinta da Herdeira ali nos Foros da Amora, uma das maiores quintas de agricultura biológica de toda a margem sul. 
Associados da Agrobio, para além de podermos comprar os seus produtos na própria quinta, numa lojinha do mais mimoso que há, podemos encontrá-los todas as semanas nos mercados biológicos do concelho de Almada. A Filipa e o Paulo são os mentores deste projecto familiar, que já é uma grande referência da alimentação saudável… na margem certa do rio. 😉
(c) Quinta da Herdeira 
Vida 1.0: Obrigada Filipa, sei que todos os minutos são importantes no trabalho da quinta, por isso agradeço este tempinho para que possamos ficar a saber mais sobre a Quinta da Herdeira!
Começando pelo início, há quanto tempo existe a quinta e estão a trabalhar neste projecto?
Resposta: A quinta existe desde 2011 e começamos na agricultura biológica em 2013, de início a quinta seria para nós morarmos mais os nossos 15 cães na altura, termos espaço para eles e termos maior proximidade com a natureza. Depois começamos a fazer uma pequena horta bio para nós, mais tarde pensamos em termos uma vinha mas acabamos por nos apaixonar pela agricultura biológica e assim começamos o nosso projecto, eu e o Paulo.
O Paulo foi tirar um curso de agricultura biológica, procuramos saber tudo sobre o tema e abraçamos o projecto de corpo e alma e foi passo a passo até aos dias de hoje.
V1.0: Vocês tinham algo a ver com agricultura, já de origens familiares, ou foi um projecto inovador de mudança de vida?
R: Não, a minha área é Gestão de Empresas e o Paulo é Psicólogo, sempre tivemos os dois uma grande paixão pela campo, eu mais pelo lado puro da natureza, sempre gostei de cuidar do nosso ambiente, fui escuteira durante 16 anos e cresci a respeitar a natureza e os animais; por outro lado, o Paulo sempre teve uma grande paixão pela agricultura desde de pequeno, durante a escola era essa área que seguia, apesar de ter ido para psicologia, mas penso que ele tem um dom para a agricultura, pelo menos ele faz tudo na quinta com o maior amor e empenho e dedica-se mesmo de corpo e alma, acho que é o segredo de qualquer projecto andar para a frente. 😊😊
  
V1.0: Para serem certificados pela Agrobio a vossa produção agrícola tem de obedecer a determinadas regras, podes explicar um pouco as principais diferenças para que seja considerada agricultura biológica?
R: Nós não somos certificados pela Agrobio, mas sim pela Certificadora Certis, a Agrobio é a nossa associação. Para sermos considerados agricultura biológica a quinta é sujeita a um controlo rigoroso por parte da certificadora, com análise desde solo a águas, produtos, sementes e outros testes.

(c) Quinta da Herdeira
V1.0: Podes dar uma ideia da dimensão da quinta e da diversidade de produtos que podemos encontrar?
R: A nossa quinta tem 2,5ha e produzimos hortícolas, fruta e ervas aromáticas. Apostamos numa diversidade de produtos, temos desde a alface às couves menos conhecidas, como a couve mostarda, acho que temos uma panóplia de produtos bem interessante e cada vez mais procuramos hortícolas diferentes para plantarmos.
V1.0: Quais são os vossos produtos estrela, os mais procurados? Eu por exemplo sou híper mega fã dos vossos espinafres! 👍

R: Os produtos mais vendidos são os brócolos, espinafres, couve kale, isto no Inverno; na Primavera/Verão temos o tomate coração de boi e o nosso morango que faz um sucesso.
(c) Quinta da Herdeira
V1.0: Que planos têm para o futuro? Sei que estavam a construir uma estufa, faz parte de uma estratégia de crescimento? É para trazerem colheitas novas?
R: Sim, a estufa está quase pronta, de momento estamos a começar a plantar, vamos ter ainda mais produto do que temos de momento, aliás um dos nossos objectivos é ter bastante produto para que possamos praticar cada vez mais preços competitivos, o produto biológico deve conseguir chegar ao bolso de todas as famílias.
V1.0: Na Quinta costumam ter frequentemente workshops diversos, este ano já podes adiantar sobre que temas vão ser os próximos?
 R: É verdade, temos vindo a ter vários Workshops e aprendo com cada um deles. O meu objectivo será passar um testemunho de uma vida mais saudável e feliz. Com estes workshops tenho conseguido passar essa filosofia e uma maneira  feliz de estar na vida. 

Os próximos workshops serão:

4 de Março – 2ª Edição do Workshop de O que são e como se fazem os Probióticos,
18 de Março – Uma Páscoa Saudável
8 de Abril – Workshop de Pequenos Almoços e Lanches Saudáveis
20 de Maio – Workshop de Saladas e Sumos de Verão

Mas ainda vamos agendar mais alguns.
(c) Quinta da Herdeira
V1.0: Este projecto biológico mudou a vossa forma de consumir, de ver a vida ou vocês já tinham preocupações nesse sentido?

R: Nós já tínhamos essa preocupação desde o início aliás, tudo começou com a nossa pequena horta biológica que fazíamos para nós, na altura eu trabalhava em Lisboa e era lá que encontrava os restantes produtos que queria. Quando a família cresceu e como toda a mãe se preocupa com a alimentação dos seus filhos, nós começamos a ser adeptos quase 100% de bio, pois respeitamos muito a sazonalidade do produto e só comemos o que é da época, como no tempo da minha avó, lembro-me bem disso
Com o nosso projecto da quinta, começamos a ser uns grandes defensores do biológico, não só pelo bem que nos faz à saúde, mas também pelo que contribui para o ambiente e para a biodiversidade, não podemos esquecer que a agricultura biológica contribui e muito para o bem do ambiente e dos animais que o habitam.
A Quinta da Herdeira (situada nos Foros da Amora, passando o Lidl das Paivas) está aberta de 2ª a sábado, e participa todas as 4ªs à tarde e sábados de manhã nos mercados Agrobio de Cacilhas e Almada. Podem ir acompanhando a aventura agrícola da Filipa e do Paulo no facebook da Quinta, onde ficam a conhecer os próximos workshops e os produtos de temporada e as colheitas que a terra lhes vai dando.
É uma maravilha ver os novos agricultores citadinos a trazer outra vez o gosto pelos sabores e cheiros do que é plantado com amor!

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *