Pessoas & Projectos – Carolina Reis, da Girassol da Carol

Conheci a Carolina pelo Instagram. Comecei a ver muita gente a falar de uma manteiga de girassol e eu que tenho um íman que atrai as coisas mais diferentes…😉, fui logo ver do que se tratava.

A pessoa por detrás da ideia é a Carolina Reis, que é muito mais que a mulher que imaginou fazer uma manteiga para lá das mais conhecidas. Enfermeira de formação, é uma jovem activista na rede a favor dos factos verdadeiros da nutrição e luta contra o facilitismo da comida bonita para a fotografia.
(c) Girassol da Carol
 Vida 1.0: Obrigada Carolina! Sei que iniciaste recentemente o teu Mestrado em Nutrição Clínica, deves andar muito ocupada, por isso agradeço este tempinho que me pudeste dispensar para conhecermos melhor os projectos e as ideias da Carol.
Como não podia deixar de ser, começo por aquilo que me levou a conhecer-te nas redes: a tua manteiga especial de sementes de girassol. Como tiveste essa ideia? Como foi a criação do sabor final? E como partiste para a comercializar?

R: A ideia da criação da Girassol é algo muito curioso e que começou em Abril do ano passado, no fim da minha licenciatura.
A ideia da comercialização surgiu de uma brincadeira, creio eu! Mas qual o sentido da sua criação? Bem, eu adorava manteigas de frutos secos. Fazia de forma caseira e consumia diariamente, mas muito devido à SII (síndrome do intestino irritável), fui deixando de conseguir tolerar/digerir parcial e totalmente bastantes alimentos. Este tipo de manteigas eram a forma como eu maioritariamente adicionava teor lipídico saudável à minha alimentação. Apesar de existir muitas outras fontes, sentia muito a falta da textura cremosa e um dia decidi experimentar fazer das sementes de girassol uma espécie de manteiga e ver no que funcionava.

Fiquei surpreendida e muito entusiasmada com o resultado final! Dei a experimentar ao meu namorado Hugo que lançou para o ar (lá sabia ele…) a ideia de comercializar porque era muito bom. E assim surgiu! Nessa mesma noite, comecei a desenvolver ideias de nomes, logótipos, formas de envio…  

Desde então, tem sido uma constante aprendizagem e batalha. A Girassol da Carol já passou por várias modificações até ter encontrado a receita final. Por receita final entenda-se não só o sabor, mas também o logótipo, o registo da marca, a construção do seu instagram e facebook. Uma aventura que não era possível sem o apoio da minha mãe, especialmente enquanto estava a terminar a licenciatura pois era ela que muitas vezes levava as encomendas enquanto eu trabalhava.
O logótipo da Girassol da Carol tem 3 girassóis, já reparaste? Sou eu, o Hugo (que deu a ideia sem saber) e a minha mãe, que me apoiou mesmo dizendo “não sabes parar?”.
V1.0: Tem algum truque especial, para ter aquele sabor meio doce meio salgado?
R: Truque especial? Lá isso tem! Não fosse a Girassol da Carol uma combinação única de sabores. 😊O que posso então revelar? As sementes de girassol são tostadas. O contraste é feito pelo equilíbrio entre as quantidades de todos os ingredientes, o que faz da sua receita algo diferente. Apesar do sal fazer parte da lista de ingredientes, a sua adição representa menos de 0,5g por 100gr de produto, ou seja, a adição é mínima. Contudo, a canela e o sabor tostado das sementes acabam por realçar todos os sabores!
V1.0: Quais as vantagens desta manteiga comparativamente a outras, nomeadamente as de amendoim ou de amêndoa, mais frequentes no mercado?
R: A Girassol da Carol surgiu como uma alternativa aos frutos secos, de forma a adicionar gordura saudável na alimentação. Essa é uma das suas principais vantagens – É ideal para quem tenha intolerância, alergia ou faça um estilo de alimentação que não possa introduzir leguminosas (amendoim). Muitas pessoas, mesmo que não tenham intolerância, nem sempre digerem muito bem os frutos secos, especialmente amendoins, ficando com a dita “digestão pesada”, com algumas cólicas e inchaço. Já as sementes de girassol não são agressivas para o intestino.

Todas as restantes vantagens estão associadas ao perfil nutricional das sementes de girassol que é bastante completo e rico em gorduras poli-insaturadas, fibras, vitaminas e minerais. E quem não gosta de saber que está a consumir um produto livre de óleos, açúcares e conservantes?!
V1.0: Quem tem sido o teu público mais interessado: o mundo do fitness, o mundo dos vegetarianos/veganos ou é bastante geral?
R: Maioritariamente, a Girassol da Carol está introduzida no mundo do “fitness”, muito devido ao instagram. Contudo, a minha ideia principal é que a Girassol seja livre de “rótulos” e que possa ser comercializada para o público geral porque, de facto, é algo bastante saudável e adequado a qualquer tipo de estilo ou filosofia alimentar e faixa etária. A única condição é a pessoa gostar do sabor. 😉
V1.0: Achas que está a haver uma moda em relação a este género de alimentos como as manteigas, as sementes, os superalimentos, ou são bases que vieram para ficar? 
R: Eu acredito que está a surgir uma moda em relação a quase tudo. Todos estes alimentos, já existiam… sejam as manteigas (frutos secos) ou sementes, e acredito que seja para ficar, uma vez que considero serem bastante nutritivos e adequados, quando utilizados de forma equilibrada. Relativamente aos ditos “super-alimentos”, para mim, o nome diz tudo.

O que são “super-alimentos”? Alimentos que já existiam, que contêm propriedades nutritivas mas que agora, muito devido ao marketing, interessa chamar de “super”. Se vieram para ficar? Tudo depende das pessoas e da forma como promovemos a sua educação e a reflexão crítica face à alimentação.
V1.0: Para ti este projecto comercial é um hobby que vais gerindo com a tua carreira na enfermagem ou vês-te mesmo a investir nele mais estruturalmente a longo prazo?
R: Adorava investir de forma mais consciente, com pés, cabeça e, quem sabe, com uma sede! 😀 
No entanto, ter uma perspectiva de alcance nacional é muito difícil quando não existem apoios e, nesse sentido, sou muito realista. Para já, a Girassol é o meu projecto bebé, que vou nutrindo o melhor que posso!
(c) Girassol da Carol
V1.0: Paralelamente, tens uma presença forte no instagram onde tentas desmistificar o lado glamouroso das questões alimentares, sobretudo no mundo do fitness e do exercício. Porque sentes essa necessidade?

R: Boa pergunta. Talvez devido a ter desenvolvido um distúrbio alimentar*por volta dos meus 18-19 anos, fiquei muito desperta para esse assunto. Acredito mesmo que toda a pessoa que passe por esta situação, terá sempre grandes marcas e que é difícil estar completamente “curada”, pelo menos mentalmente.

Acredito também que o modo como lidamos com a alimentação, está muito ligado à capacidade que temos de lidar connosco e em sabermos aceitar quem somos. É algo em que conseguimos ter o pleno controlo quando outras vertentes da nossa vida não estão controladas ou há algo em falha, normalmente amor (amor próprio e outras relações sociais). A alimentação não é complicada porque há ciência para nos guiar. O que é complicado é a forma como cada pessoa se encara a si mesmo e acho muito importante alertar para a linha muito ténue que existe entre o que é equilibrado (conceito muito individual) e o que já é um padrão deturpado e que cada vez mais é interpretado como algo comum, natural e normal, muito por culpa da moda do fitness. 

Sinto que cada vez mais as pessoas têm a necessidade de se afirmarem através das redes sociais, seja a darem conselhos, a sua opinião de experiências passadas ou dicas, mas acredito que não é de motivação que as pessoas realmente precisam. Se realmente fosse a motivação que necessitamos, coisa que não falta, então os distúrbios alimentares não eram cada vez mais prevalentes e mais graves. As pessoas precisam de educação.

Esta necessidade que sinto é algo muito intrínseco. Já há muito que adoro tudo o que envolve nutrição, em especial, a sua psicologia. O instagram é uma rede social muito potente e sei que é possível chegar a muitas pessoas, o problema é que no meio de tanta informação, é difícil mudar mentalidades, especialmente porque se dá credibilidade à imagem.
*Anorexia ou bulímia não são a única forma de distúrbios. Considero importante este ponto porque, para existir um distúrbio, não é necessário ter uma imagem que o “grite”.
V1.0: A título mais pessoal, como é a tua alimentação? Segues alguma orientação paleo, vegetariana, etc?
R: Eu não sigo nenhum estilo. Acho que a alimentação nutritiva ramificou-se demasiado e complicou algo que devia ser tão simples quanto ser nutritivo e adequado em termos de variedade, quantidade e qualidade. Depois, há sempre vertentes muito pessoais que vão de encontro a gostos, filosofias ou patologias. No meu caso, existem alguns alimentos que não fazem parte da minha alimentação somente porque não são adequados ao meu organismo. 

Não acredito que exista nenhum alimento bom ou mau, acredito sim que devemos adequar e equilibrar a alimentação para estarmos 100% funcionais e isso requer mesmo estar longe de modas! Portanto, as únicas orientações que sigo são: o que a ciência vai ditando como sendo “o melhor” e, dentro disso, o que o meu corpo considera o melhor.

(c) Girassol da Carol 
V1.0: Pretendes enveredar mais pelo mundo da nutrição ou a enfermagem é o que manda no teu coração? 😊
R: A enfermagem sempre comandou o meu coração. Para mim, enfermagem é muito mais que aparecer num local fardada. Enfermagem diz respeito a Cuidar do Outro e eu tenho uma visão muito abrangente do que é Cuidar. A minha “presença forte no instagram” é uma forma de enfermagem e não serve para me alimentar o ego. Procuro lutar por uma alimentação mais verdadeira, porque acredito que tem um impacto importantíssimo na nossa saúde, no modo como podemos prevenir muitas doenças ou pelo menos, atenuar as suas consequências. Diz-me… não é isso que é cuidar?

Há que mudar a mentalidade de Curar para a mentalidade de Prevenir e isso é trabalho do Enfermeiro. O enfermeiro é quem promove saúde e previne doença onde quer que vá. Portanto, para mim, sou enfermeira em tudo o que faço. Enveredar pelo mestrado em Nutrição Clínica fazia todo o sentido! O que vem daí? Não sei responder mas sei que estarei cada vez mais apta para continuar a minha luta. 
V1.0:  Por fim, que futuro tens para o teu projecto Girassol da Carol neste novo ano? Vais fazer parcerias, eventos?
R: Uma vez que a Girassol sou eu inteiramente sozinha, é difícil ter uma presença forte no mercado. Tenho participado em alguns eventos ligados ao Crossfit mas também já fiz parcerias em workshops respeitantes a alimentação saudável (nesse caso específico, em relação com a alimentação durante o tempo de concepção e pós-parto).  Tenho a ambição de participar em mais eventos e parcerias, dando a conhecer esta forma deliciosa de acrescentar valor nutritivo à nossa alimentação, demonstrando que é para todas as pessoas. 

Podem acompanhar a Carolina e a sua Girassol da Carol no facebook e no instagram da marca e também no pessoal, onde encontram 1001 inspirações para usar a manteiga e muitas dicas e alertas para a desmistificação do que é, no final das contas, uma alimentação saudável.

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *