“Não compares o teu início com o meio dos outros”

Como em tudo na vida, se fizéssemos um corte no filme, veríamos que todos nós estamos em algum momento a começar ou a terminar algo, mais ou menos envolvidos a meio de alguma coisa. Imaginem um freeze na imagem, onde cada um fica estático, metido no seu mundo, naquele pensamento, naquela tarefa, naquele projecto.

Mas no fim das contas, quando a imagem retoma, fica sempre a sensação que alguém está mais à frente que nós, e que nós deixámos para trás outros tantos. Como se fosse uma corrida para chegar…não se sabe onde.

Esta eterna comparação que vamos fazendo uns com os outros não nos deixa ver que cada um parte de bases diferentes, por isso esta frase que ouvi pela primeira vez há uns anos, me faz tanto sentido. Comparamos quase sempre o incomparável, e disso queremos tirar conclusões. De que não prestamos, de que os outros têm mais sorte, que são melhores/mais espertos/mais bonitos…

Quando chegamos a uma fase, já outros por lá andaram, e outros tantos estão ainda muito longe de lá estar. That’s it, simples. Naturamente, teremos de aprender, caminhar no caminho, aperfeiçoar e um dia seremos nós o exemplo.

A mais corriqueira frase “ninguém nasce ensinado” resume muito desta ideia: com o tempo tudo se aprende, e estar a comparar a performance de um novato, seja no que for, com alguém que já está batido no assunto, noutro nível do jogo, não é justo para o lado do iniciante e pode ser desmotivador, pela auto-consciência de cada um.

Celebremos por isso cada um dos nossos inícios, com a certeza de que um dia… vão ser meios.

2 comentários em ““Não compares o teu início com o meio dos outros”

  1. olá Cláudia, bem-vinda! É que isto das comparações é das coisas que mais nos mina o caminho, já bastam os desafios de fora ainda nos pomos desafios por dentro! 🙂 Ainda não conhecia o vosso projecto, estive a ver, parabéns por tocarem essa área que fica fora dos standards!

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *